Entre as Portas de Benfica e o Jardim Zoológico, há 4 km de estrada e decidimos percorrer tudo a pé. Eis as paragens obrigatórias na Estrada de Benfica.
Demos corda aos sapatos para lhe trazer um apanhado do que há de melhor para fazer na Estrada de Benfica, uma importante artéria da cidade que se estende ao longo de duas freguesias: Benfica e São Domingos de Benfica. Ainda se sente um forte pulsar da vida de bairro nos cafés, restaurantes, mercearias, padarias e em lojas de todos os tamanhos e feitios (o que nos lembra de uma chamada Xanel que vende roupa lingerie e moda para senhoras). O mundo da pastelaria é forte nesta estrada e parece ser um dos novos pólos das mercerarias que apostam na venda a granel com a abertura de duas novas lojas que se juntam nesta estrada a duas históricas mercearias finas. Há ainda dois antigos palácios que estão à sua espera, os melhores locais para se sentar a descansar se decidir fazer o mesmo que nós e percorrer a estrada de uma assentada só.
“Benfica tem também boa vizinhança, senhores do talho que nos tratam pelo nome, lojas e mercearias. Se isto não é um bairro tipicamente lisboeta, não sabemos o que é.”
Farturas Mon Amour Benfica/Monsanto
Mesmo ao lado do Palácio Baldaya encontrámos uma roulotte que mais parecia a doce casinha do conto “Hansel e Gretel”. Mas o horário não é fixo, por isso é melhor fazer figas se lhe estiver mesmo a apetecer churros e farturas.